domingo, maio 07, 2006

Freud explica ...

Freud nasceu há 150 anos, após ele, tudo mudou e tudo ficou... mais humano, se me é possível dizer isto!
Já tinha postado isto, em tempos, mas repito: Com Copérnico, o homem deixou de estar no centro do Universo. Com Darwin, o homem deixou de ser o centro do reino animal. Com Marx, o homem deixou de ser o centro da história (que aliás não possui um centro). Com Freud, o homem deixou de ser o centro de si mesmo (que também nem sequer existe, é apenas um lugar vazio, uma brecha, uma voragem)" Eduardo Prado Coelho

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hà uns tempos a esta parte, noto algo diferente nos seus "posts", mais sensualidade, diria mesmo algum erotismo mascarado...
Ao falar de Freud, para os menos conhecedores, para além do conceito apresentado, poderia ter referido estes três:

*O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o motor do pensamento e do comportamento humano. Contém nossos pensamentos e desejos de recompensa mais primitivos, de caráter sexual e perverso*.


* O superego, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos*.


* O ego permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego*.

Está de acordo?

6:55 da tarde  
Blogger frosado said...

Ó "flor do entulho", erotismo mascarado? Acha?, mas que pena, eu que acho que o erotismo é uma coisa tão boa, ando a mascarar coisas boas, mas que falta de juízo o meu! Quanto ao id, ego e superego, não referi, porque imagine bem - eu desconhecia por completo tal coisa, ainda bem que me esclareceu! Olhe, já agora desenvolva mais um pouquinho, dê literatura, fale da primeira tópica, do pan-sexualismo, da interpretação dos sonhos, sei lá, e muito obrigada, ok?

9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Freud.......
EduardoPC faz um comentário " muito bem escritinho"...assim à moda de rima e tudo, mas não concordo e em particular com o de Marx!

Quanto a mais um dia de consumismo determinado - o DIA DA MÃE - não referes por esquecimento ou por propósito?

9:06 da tarde  
Blogger frosado said...

Mitó, não esqueci, mas também não quero lembrar!!!

9:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cito um trecho de Freud de 1927 in "O Futuro de Uma Ilusão".

"A civilização humana, expressão pela qual quero significar tudo aquilo em que a vida humana se elevou acima de sua condição animal e difere da vida dos animais - e desprezo ter que distinguir entre cultura e civilização -, apresenta, como sabemos, dois aspectos ao observador. Por um lado, inclui todo o conhecimento e capacidade que o homem adquiriu com o fim de controlar as forças da natureza e extrair a riqueza desta para a satisfação das necessidades humanas; por outro, inclui todos os regulamentos necessários para ajustar as relações dos homens uns com os outros e, especialmente, a distribuição da riqueza disponível."

Como a filosofia pode ser precária na apreciação do Futuro.

Na 1ª. parte do texto:
a Ecologia veio mostrar que o Homem não controla as forças da natureza, tornou-se num insaciável predador!

Na 2ª. parte:
o capitalismo neo-liberal...não era previsível!

Mas,a verdade oculta é que a ILUSÃO sobrevive!

9:48 da tarde  
Blogger Maria Silva said...

tu e o Freud...

11:11 da tarde  
Blogger Maria Silva said...

Este espaço dos comentários parece uma horta!

11:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e-pá
Ao ler a tua citação de Freud lembrei-me de uma situação ocorrida ontem, em que a filha, perante a descrição do psiquiatra a que o pai iria recorrer,diz muito estupefacta " ó pai mas esse gajo ainda é mais doido que tu!"

Não sei porque me lembrei...

1:55 da manhã  
Blogger Caiê said...

Sempre que se fala de Freud, aparecem logo muitos treinadores de bancada. Se há tanto psicanalista neste mundo, admiro-me como é que os psicanalistas a sério fazem tanto dinheiro... ;) ;)

2:51 da manhã  
Blogger Marco Aurélio said...

Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Hoje escrevi sobre ele. Lendo sobre quem escreveu sobre este gênio achei melhor não me estender muito. Melhor ver os comentários. Encontrei textos realmente bons.

Um abraço

Marco Aurélio

1:16 da tarde  
Blogger Abibir said...

Mas alguem fala sobre o papel da mulher na obra de Freud?
Para um blog feminino (não feminista:) é uma falta imperdoável.
Será que concordam só por ser o Freud?

10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home