quinta-feira, maio 04, 2006

Franz Kafka - "Há esperanças, só não para nós."

Praga é também a cidade de Franz Kafka, que aqui nasceu em em1883 e está perpetuado por todo o lado. Há, pelo menos, uma praça com o seu nome, estátuas, vários cafés e na casa onde viveu encontra-se esta escultura. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a checa e a alemã. Formado em direito, ele fez parte, juntamente com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga, onde reina um movimento que defende que a criação artística deve ser alicerçada numa grande atracção pelo realismo, uma inclinação pela metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irónico. É essa mistura de ironia e lucidez que aparece na maioria dos textos de Kafka.

Escreve, entre outros, A Metamorfose (1916), onde narra o caso de um homem que acorda transformado em gigantesco insecto; O Processo (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; O Castelo (1926) o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. Essas três obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio carácter do século: kafkiano. (Honestamente, só li os dois primeiros:(.)Morreu com tuberculose, num sanatório perto de Viena.
A casa com grafitis, situa-se também na Praça da Cidade velha e é a casa onde as três irmãs de Kafka viveram pouco tempo antes de morrerem no campo de concentração.
Nota: este post é dedicado ao meu amigo Ezequiel Moreira da Silva. O copo de cerveja foi ele, também, que mo recomendou aqui , embora não precisasse..., e devo dizer que é excelente!
Fotos: Luis Monte