sexta-feira, outubro 06, 2006

New York e Os Museus!

Ir ao MoMa, é, como diz a publicidade: visitar um lugar precioso, um santuário no coração de Manhattan! O meu erro, foi visitá-lo antes de ir visitar os outros - porque foi uma experiência tão rica, tão plena, tão absorvente, que depois os outros, já quase me pareciam normais!
É um deslumbramento ficar perante a noite estrelada de V. van Gogh: olhar para as estrelas faz-me sempre sonhar!, diz van Gogh, mas, este céu nocturno do quadro, com estrelas explosivas, sobre uma aldeia calma, é um campo de energia estranho. "Esta manhã, eu vi o campo da minha janela muito antes do sol nascer, apenas com a estrela da manhã, que parecia muito grande, escreve o pintor ao seu irmão Theo.

Claro que depois quando fui ao Guggenheim, embora tenha gostado do museu em si mesmo, a exposição já me pareceu menos apelativa, embora tivesse visto um grande número de quadros de Pollock. Gosto de Pollock, da sua liberdade, força e criatividade, mas gosto, por exemplo, muito mais de Chagall:
- este quadro de Chagall, um dos mais conhecidos, Eu e a Aldeia, foi pintado um ano depois de ter chegado a Paris. Aqui, relembra a sua comunidade local, onde os homens e os animais viviam lado a lado, numa inter-relação que é expressa na linha que vai do camponês até à vaca.
PS- em breve farei um post sobre o a esmagadora experiência da visita ao Metropolitan!

2 Comments:

Blogger Desambientado said...

Amiga Fátima.
Estes teus últimos postes parecem ter um objectivo preverso: O de nos deixar com a boca seca, ou melhor, com a vista paralisada de inveja.
Até o Jet Leg, não parece ser um mal, mas uma dádiva.
Vejo que a viagem foi fantástica.

Beijinhos.

11:45 da manhã  
Blogger frosado said...

Amigo, Desambientado, foi de facto um aviagem muito boa, gostei muito de ter ido. A diferença da horas, serviu para nós, que somos madrugadores, acordarmos cedo e termos mais tempopara tudo!!!

7:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home