sexta-feira, novembro 09, 2007

Lançamento dum Mocho-galego (Athene noctua)- agora chamado "Matias"

Quando me convidaram para assistir, no passado Sábado, dia 3 de Novembro, ao lançamento de um Mocho-galego, fiquei um pouco a pensar o que era isso de mocho? Mas depois vieram-me à memória recordações da minha infância e lembrei-me dos mochos e corujas, e do quanto eram mal afamados na época. Mas lá fomos e achámos o máximo. Foi uma acontecimento muito animado, apadrinhado pelo Eng. Matias e envolvendo várias personalidades locais. As crianças divertiram-se e aprenderam coisas novas e interessantes. O mocho é lindíssimo, com uns maravilhosos olhos amarelados, característicos da sua espécie. Acho que estes eventos, são importantes para sensibilizar as pessoas na defesa da vida natural. A descrição que se segue foi-me enviada pelos biólogos do CERVAS simpáticos, dedicados, que tão carinhosa e cientificamente cuidam destes animais:
Este animal foi encontrado por um particular que o recolheu do chão e o encaminhou para o CERVAS, onde foi alimentado e treinado para conseguir sobreviver na natureza. A libertação realizou-se na Quinta do Chão da Vinha , pertencente ao grupo Casa Matias, que apadrinhou esta acção e que irá no futuro colaborar activamente com o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela. A libertação foi precedida por duas palestras, uma sobre os trabalhos realizados no CERVAS
e outra sobre a Casa Matias. Esta tarde foi abrilhantada por uma deliciosa degustação de produtos da região, Queijos Casa Matias e Vinhos Quinta da Bica, e animada pela empresa Agarraventura que preparou uma parede de escalada e um insuflável, para divertimento dos mais novos. Apadrinhado de "Matias" o jovem mocho voou em liberdade para o seu ambiente natural. Qualquer animal selvagem que seja encontrado ferido ou delibitado deverá ser encaminhado directamente para o CERVAS (962255827 / 238492441) ou através dos serviços do SEPNA da GNR, ou da PSP, onde será de imediato tratado por um médico veterinário da fauna selvagem.
Fotos-Luís Monte , excepto a da criança (Gustavo) que me foi enviada pela equipa do CERVA.
Ficam aqui mais noticias e informações publicadas sobre eventos, em defesa da vida selvagem no nosso País, e que podem ser consultadas em aqui.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tenho o orgulho de conhecer o sr da esquerda (última foto) que para além de ser um excelente veterinário é uma excelente pessoa. Se todos tivessem o empenho e o conhecimento que ele tem sobre estas matérias... Parabéns Ricardo por mais esse sucesso! :)

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola Dr Fatima Rosado
Como sempre e um prazer ler as frazes por si proferidas, mesmo que eu sou suspeito em dizer isto uma vez que corro o risco de deixar de comer os seus maravilhosos pratos culinarios.Um beijinho grande
Jose Matias

P.S. Como pode verifcar embora ainda não perceba muito destas novas tecnologias estou muito bem acessorado.

7:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home