terça-feira, junho 21, 2005

Jean-Paul Sartre, comemora-se hoje os cem anos do seu nascimento

Jean-Paul Sartre (escritor, filósofo, ensaísta, dramaturgo).

O que é o Existencialismo?
"Que significará aqui o dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a conceber.
O homem é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência; o homem não é mais que o que ele faz. Tal é o primeiro princípio do existencialismo. É também a isso que se chama a subjetividade, e o que nos censuram sob este mesmo nome. Mas que queremos dizer nós com isso, senão que o homem tem uma dignidade maior do que uma pedra ou uma mesa? Porque o que nós queremos dizer é que o homem primeiro existe, ou seja, que o homem, antes de mais nada, é o que se lança para um futuro, e o que é consciente de se projetar no futuro. (...)
Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsablidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens."
Jean-Paul Sartre

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fátima.
Já viste a carga de trabalhos que é ser "responsável por todos os homens"?
O gajo era um optimista, apesar de tudo.

Rui Coutinho

2:44 da tarde  
Blogger frosado said...

Pois, não foi á toa que ele se alistou no exército, contra os Nazis...Mas tu sabes bem que "todos os homens" é uma metáfora, é o sentido da responsabilização pelo outro, do homem que não acredita em nenhum Deus, mas apenas nos homens.

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu cá pelo k vejo sou cd vez + pessimista...
n/é k prefira k seja deus em vez do homem como responsável pelos caminhos k a humanidade trilha (entre 1 e outro venha o diabo e escolha...), mas é k o homem estraga mt, aproveita-se pouco...
Temo-nos eskecido demasiadas vezes de k
«os homens
em multidão
parecem maiores
do k são
nela,
a nossa voz
tão rude
qd cantamos sós
parece + bela!»
JGF
aline

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home