segunda-feira, março 31, 2008
Jaime Gama elogia João Jardim
Sinceramente, não percebo o que é que deu a Gama para proferir tais elogios. Sou eu que estou doida ou ele em tempos chamou a JJ, o Bokassa das Ilhas? Ora confira aqui.
sexta-feira, março 28, 2008
Agora sim...

Etiquetas: espero que a moda pegue
quinta-feira, março 27, 2008
Carla Bruni, representa em Londres


Etiquetas: apesar de tudo, prefiro a Bruni
quarta-feira, março 26, 2008
A monumentalidade em Palácios e Templos
A monumentalidade é a característica dominante da arquitetura egípcia refletindo a força do Estado Teocrático, em Palácios e Templos o poder do Faraó. É uma cultura intimamente ligada ao poder do rei divinizado e à fé na vida extraterrena. A escultura egípcia pretendeu obter a eternização do homem, uma vez que acreditavam na vida após a morte, e por isso os faraós e os membros da elite eram mumificados e enterrados em grandes túmulos, levando consigo os mais diversos objectos e inclusive os
escravos, para a nova vida.

Etiquetas: Vá ao Egipto mas não durante as férias
terça-feira, março 25, 2008
Mesquita de Mohammed Ali
Também chamada a grande Mesquita de Alabastro, localiza-se no coração da cidadela, no Cairo,
com os seus elegantes minaretes com mais de 80m de altura e a multiplicidade luminosa das suas cúpulas.

Etiquetas: Mesquita
"O Egipto é um dom do Nilo",

Etiquetas: Nilo
segunda-feira, março 24, 2008
O Fascínio das Pirâmides

Dizem que esta é a frase que Napoleão Bonaparte, terá dito, aos seus soldados, quando chegou ao Egipto em 1799 e avistou as Pirâmides de Kéfren, Kéops e Miquerinos. Trata-se duma frase conhecida e que exprime, como nenhuma outra, todo o fascínio que a terra dos faraós, com os seus templos e túmulos, exerce até hoje, sobre nós. Aqui estão, erguidas em direcção ao céu e imponentes no seu significado. Parece, às vezes, que os antigos Egípcios, enquanto viveram, apenas cuidaram da morte e dos túmulos dos Faraós. Mal sabiam eles, que afinal, estavam a cuidar, também, dos vindoros, dada a importância que estes monumentos têm para o turismo do País.
Etiquetas: Pirâmides
quarta-feira, março 19, 2008
o meu Pai
Tenho uma remota recordação do meu Pai, sendo eu muito pequena, sentado na minha cama, a ler-me histórias. Eram histórias que começavam assim: era uma vez uma menina...e a menina da história, era eu, e nelas, o meu Pai relatava os meus feitos, bons e maus. Procurava assim mostrar-me o lado certo e errado do meu comportamento infantil. Estava atento. Sabia tudo. Um dia, ao entrar em casa, já eu andava na escola, ouvi-o dizer a uma vizinha: tenho muita confiança nas capacidades dela, tem muita força de vontade e quando quer, é muito capaz. Não digo isto, agora, para me gabar de nada. Nem tenho a convicção de que fiz tudo aquilo que ele sonhou para mim. Mas tenho a certeza absoluta, que, apesar de termos tido pela vida fora, algumas desinteligências (dado que a vida nos pregou algumas rasteiras), foram coisas como estas, que estruturaram a minha vida, as minhas opções e me fizeram seguir em frente. Muitas vezes, quando eu tinha dúvidas no caminho a seguir, pensava nele, no que diria de mim, e no que ele pensaria sobre o assunto. Procurei, na medida do possível, não fazer nada que lhe desagradasse. Hoje, e olhando para trás, penso que, no essencial, não o desiludi e que, apesar de tudo, teria orgulho em mim. E eu tenho saudades dele.
sábado, março 15, 2008
sexta-feira, março 14, 2008
Anda Pacheco!


Pacheco Pereira, com aquele ar de tribuno enfadado, às vezes, tem graça.
Etiquetas: às vezes, é divertido, este País
"Caramel"

PS- é um filme surpreendente, não só por ser o primeiro desta realizadora, mas também pela vitalidade e alegria das mulheres dum Libano, sempre, tristemente, associado à guerra.
Etiquetas: cinema
quarta-feira, março 12, 2008
Alguém me explica
porque razão, agora, todas as vezes que eu ligo a TV, me aparece o Salazar, e ainda por cima a cores? Olhem, eu não podia estar mais de acordo com este Irmão...
Etiquetas: e eu que pensava que ele estava morto e enterrado
PSD aposta numa nova imagem
Em vez de três setas sobrepostas, o novo símbolo do PSD vai passar a ter apenas uma seta, mais estilizada, sobre um fundo azul, e acompanhada por um slogan novo. Eu acho isto uma coisa importantísima para a nova imagem deste partido! Não sei é se o JPP vai gostar...mas logo veremos, na "Quadratura do Círculo".
Etiquetas: finalmente vou passar a comprar coisas cor de laranja
segunda-feira, março 10, 2008
Os Sargos dos Açores
Etiquetas: peixe
domingo, março 09, 2008
A propósito de manifestações
Eu não quero ser provocadora, juro, mas hoje lembrei-me disto. O que é feito das manifestações de Canas de Senhorim?
Etiquetas: manifestações
Por este Rui Rio acima ...
Rui Rio: alterações aos regulamentos do PSD "abrem porta à lavagem de dinheiro"
PS- Leiam aqui isto da coragem...
PS- Leiam aqui isto da coragem...
Etiquetas: tal como tenho vindo a dizer
quinta-feira, março 06, 2008
Eu estou-me nas tintas para as mulheres "trilingues"
"No pequeno universo onde nasci e cresci, as mulheres eram a esmagadora maioria. Figuras de traço forte, liam muito, viam teatro e cinema, eram trilingues, viajavam sózinhas para países longínquos, dominavam todos os assuntos, opinavam com veemência, eram imaginosas e proviam ao bem-estar da nossa comunidade. Havia nelas pinceladas de Maria e Marta, de Judite e de Rute, de Miranda e Isa Gliver." Diz a Dra. Maria José Nogueira Pinto. Eu então, devo confessar, com uma certa inveja deste universo, mas com bastante orgulho do meu, diga-se de passagem, que sou a primeira mulher da minha família a ser licenciada. Sim a minha Mãe sabia ler e escrever, mas as minhas avós eram ambas(como o Dr. Salazar gostava) analfabetas e trabalhavam duramente na terra e no tear, para dar de comer aos filhos. Nunca viajaram sózinhas por paises longínquos, não viam teatro, nem cinema, enfim, só trabalhavam. Como a minha Mãe morreu cedo, fui também criada com a ajuda das minhas tias, mulheres de muitos filhos, que o único horizonte de felicidade almejado, era uma arca cheia de milho, outra de trigo, o estrado cheio de batatas e cebolas, e um porco na salgadeira e que os filhos viessem vivos da guerra colonial. Mas, para isso tudo era preciso mourejar no campo. Por isso, quando eu, à socapa, pegava num livro para ler, e elas me descobriam, olhavam para mim com pena e temor pelo meu futuro, dizendo que eu nunca havia de ter nada na vida! Bem, mas vamos deixar o meu caso de parte, e vamos falar das outras - tinha uma colega, licenciada e com um bom trabalho, que um dia me disse que o marido nem era mau, só lhe tinha batido duas vezes. Eu respondi-lhe que ele seria muito melhor se lhe batesse todos os dias. Digo isto com convicção, não tenho respeito por este tipo de mulheres"trilingues" que apanham pancada. O meu empenho e preocupação são as outras, aquelas que nem sabem ou não podem ter a vida de outra maneira: analfabetas, ciganas, doentes, enfim, aquelas que são mortas para se defender e aos filhos. Por essas, acho que ainda faz sentido um dia 8 de Março.
Etiquetas: Mulheres
Luís Filipe Menezes, reconheceu ontem que o seu partido ainda não merece governar o País mas que o PS também não.
quarta-feira, março 05, 2008
Moita Flores

Hillary Clinton vence primárias no Ohio, Texas e Rhode Island, e mantém viva a corrida à Casa Branca
Gostava muito que ela ganhasse, pelas razões que já disse aqui. Será que ainda vai a tempo?
Etiquetas: Se Obama ganhar também gosto
terça-feira, março 04, 2008
Movimento Esperança Portugal - Um novo Partido

PS- Depois de ler isto fiquei mais descansada. Agora, com Rui Marques, é que isto vai para a frente! Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.