quinta-feira, agosto 31, 2006

Hoje, apetece-me levantar as asas e voar ...

mas tem de ser baixinho, baixinho. Eu conheço demasiado bem a história do Ícaro!!!

quarta-feira, agosto 30, 2006

Histórias do Hospital- "Os Hospitais são sítios perigosos, use-os com precaução!!!"


Trabalhar num Hospital é lidar com a vida, a saúde e a morte. É ter, todos os dias, histórias de sucessos, de fracassos, de vitórias, de derrotas, mas, às vezes, de humor! Ora leiam esta: a doente "Maria", internada na enfermaria de Gastro, foi levada a uma sala para fazer um exame. Chegada lá, a enfermeira tirou-lhe os óculos e colocou-os em cima duma mesa. Acabado o exame levou a doente "Maria" de volta à enfermaria, sem os óculos. Passados uns minutos vem a doente "Tina", fazer o mesmo tipo de exame, mas agora, a enfermeira que acompanha "Tina", vê os óculos, coloca-os à sua doente e leva-a de volta para a enfermaria. Passadas algumas horas, "Tina", pergunta à doente da cama ao lado, será que já posso tirar os óculos, que me colocaram lá na sala do exame?" A doente da cama ao lado responde, "não, se lhos colocaram é porque são necessários! Eles hão-de vir tirar-lhos!" E assim a doente "Tina", passa horas, sem ver nada, com uns óculos que não são seus, até ao momento que a enfermeira vai à enfermaria e "Tina" lhe faz a pergunta que fez à doente da cama ao lado. O resto já calculam!
O que sempre me tocou nesta história é a forma como os doentes confiam (na maior parte dos casos é assim, e é bom que seja!!!), no pessoal de saúde!

terça-feira, agosto 29, 2006

ALZHEIMER - o Júlio Machado Vaz

que tem uma Mãe com ALZHEIMER diz esta frase notável: "já tive medo da morte, agora tenho medo de sobreviver a mim mesmo!"

Eu partilho esse receio!

segunda-feira, agosto 28, 2006

O Sandro e os seus sonhos!

O Sandro, como já tinha dito aqui, é uma pessoa muito especial, a todos os títulos: tem 14 anos, e é portador de uma doença rara e limitadora(Osteogenese imperfeita), como ele mesmo diz aqui. Contudo, nada o desanima, sonha ser um grande fotógrafo (e ter uma NIKON, ainda maior!) e também ser um grande pianista. É um lutador nato, tem muitos amigos e amigas, embora saiba, duramente/dolorosamente, que não pode brincar todas as brincadeiras. Tem muito bom ouvido para a música e canta com muita frequência uma canção cujo refrão diz assim: "I am a dreamer!" Nunca estou com o Sandro, ou com a família dele, sem aprender uma grande lição de vida!
Posted by Picasa

domingo, agosto 27, 2006

Natascha Kampusch e o Síndrome de Estocolmo

Este caso do rapto e fuga (passados oito anos), da jovem Natacha Kampuscha, é digno dum romance, ou mesmo dum filme, e creio bem que os terá! Gostei de ver a forma protectora como os agentes policiais austríacos protegeram a jovem da voragem dos media! Se fosse num País que eu cá sei..., mas voltanda à jovem Natacha, os jornais dizem que ela sofre de Síndrome de Estocolmo - em relação a isso, não posso deixar de pensar que a Natureza Humana, às vezes, é muito estranha...

Futebol - O Caos instalado

na Liga, liga com quê? Já sei, liga com o resto do País!

quinta-feira, agosto 24, 2006

Plutão - Se o retiram do sistema solar

como poderei ir lá tomar o breakfast?
Além disso gosto dele e sobretudo, que ao menos os Planetas permaneçam nos seus lugares e em órbita! Pronto, convenhamos, eu, em algumas coisas, sou conservadora!

As férias nos Açores estão no fim

Vou ter saudades, como sempre, mas tenho que ir para Coimbra, descansar destas férias e, rcomeçar a dieta ...

terça-feira, agosto 22, 2006

Sabores dos Açores

Tigela de "Sopas do Espírito Santo", inhames, linguíça e morcela! As melhores "sopas" que comi em S. Miguel! (Não digo quem as fez, só digo que o nome dela começa por F...., e é uma das melhores cozinheiras de S. Vicente!)
Tigelinhas de cebola de cortume e pimenta da terra.

PS- este Post é para o meu sobrinho Bruno, o tal rapaz que só veste XXXL

segunda-feira, agosto 21, 2006

"Não tenho Tafulho!" - Confesso, sou dependente ...

Sim, a net faz-me falta! Não consigo resistir, nem nas férias, apesar do acesso limitado que tenho aqui.
"Não ter Tafulho", é uma expressão Açoriana que quer dizer, não ter remédio, saída, saúde, etc.
E eu, não tenho tafulho!
PS- Haverá um grupo de "netófilos anónimos"?

quinta-feira, agosto 17, 2006

Exposições em Ponta Delgada

Tomaz Borba Vieira tem nesta galeria uma exposição de pintura com o tema "Sem Fim". Adorei visitá-la. Admiro muito o Tomaz Borba Vieira, como já o tinha referido aqui, não só como Pintor, mas também como Homem- acho-o um Mestre e um Senhor, a todos os títulos.
Aconselho também uma visita à exposição no do Teatro Micaelense, à exposição de fotografia "Nove Ilhas Nove Fotografos": é um trabalho notável com uma visão de autênticos profissionais da Fotografia. Parabéns à Organização- vale mesmo a pena!

segunda-feira, agosto 14, 2006

Comida Vegetariana


Eu hoje fui almoçar e muito bem, aqui! Para quem gosta de comida vegetariana, aconselho vivamente - a relação qualidade preço é muito boa!

As Flores e o Corvo!

Não é que precise de mais beleza, mas um dos encantos suplementares da Ilha das Flores é a presença da Ilha do Corvo, lá ao longe (embora perto), como se pode ver aqui, coberta com um manto branco de nuvens. Desta vez não deu para ir lá, mas ficou na minha agenda, para uma futura viagem. Há barcos para fazer a viagem e quando o mar está calmo, dizem que é uma viagem de sonho - me aguardem!
Não sei o nome científico delas, mas estas são, depois das hortênsias, as flores mais omnipresentes na Ilha das Flores e seguramente, as mais coloridas.
PS - Entretanto se quiser comer bem, nas Flores, vá ao "Sereia" (lírio grelhado) e ao "Forno Transmontano"(sim, o nome está certo!), além de conhecer essa Mulher fabulosa que é a Valentina, come a melhor "Veja" assada no forno!

quinta-feira, agosto 10, 2006

"Azorina vidalii"- Ilha das Flores!

Azorina vidalii Família: Campanulaceae. Acho estas flores maravilhosas. Só as vi na Ilha de Santa Maria e agora na Ilha das Flores. Nunca as encontrei em S. Miguel, mas se alguém souber delas por aqui, que me diga!

quarta-feira, agosto 09, 2006

A minha cunhada Silvina

mais conhecida por D. Bina, vai ficar contentetíssima por ter sido reanimada!

Francis Obikwelu, porque será que ele quer ser Português?

Como diria o meu amigo humorista Luís Filipe Borges: "Obikwelu, esse grande atleta Português, Obi, da parte da Mãe e Kwelu, da parte do Pai"... A verdade é que não posso deixar de me comover ao vê-lo correr com as nossas cores. O que é que vocês querem? A verdade é que se ele nos adoptou, resta-nos adoptá-lo também. Força Francis!

terça-feira, agosto 08, 2006

Flores - Ilhéu de Monchique e queda de água junto do Poço do Bacalhau

O Ilhéu de Monchique é o ponto mais ocidental da Europa. Na Ilha das Flores há inúmeras quedas de água e recantos maravilhosos de beleza e paz! (eu sei que já disse isto, mas vão lá e vejam se também não ficam deslumbrados!)

domingo, agosto 06, 2006

Rocha dos Bordões, Lagoa, Flores - Ilha das Flores

Ir visitar a Ilha das Flores equivale a ficar fascinada junto da Rocha dos Bordões, autêntico monumento megalítico, de uma beleza ímpar. É um curioso e fantástico fenómeno geológico originado pela solidificarão do basalto em altas estrias verticais, constituindo imponente e originalíssimo morro.
Mas é também admirar a serenidade das suas sete lagoas.
A Ilha das Flores, é praticamente coberta de flores, e segundo o meu amigo Vitor, foram estas flores amarelas, outrora muito abundantes na Ilha, a causa do actual nome da Ilha.
Fotos- Luís Monte

quinta-feira, agosto 03, 2006

Sempre para Ocidente ...

Como os Teive, tenho andado por aqui, pelo ponto mais ocidental da Europa! Nem tenho palavras para descrever tanta beleza e tanta paz! As fotos vou colocá-las quando tiver mais tempo e computador disponível (Maracujá foi de também de férias :( ). Tenho que "cravar" outro amigo! mas acreditem, se ainda não foram de férias e quiserem comer peixe acabado de pescar, cracas e lapas excelentes e baratas(!!!), deixar de ouvir noticiários sobre guerras infinitas e injustas, venham até aqui a esta ilha. Vai ver que o paraíso ainda existe: Lagoas (sete), paisagens luxuriantes, rochedos incríveis e sem falar das pessoas, que são maravilhosas!
PS- Fui encontrar um amigo dos tempos da Faculdade, o Vitor Gomes, já não o via há 30 anos! Foi um bom reencontro. Obrigado Vitor, pela amizade e por nos mostrares a tua ilha de forma tão profunda e sentida!