quinta-feira, janeiro 31, 2008
Ladrões de Rins na India
NOVA DÉLI - Um esquema de tráfico em massa de rins foi descoberto semana passada na Índia e chocou o mundo. Em nove anos, cerca de 500 indianos — a maioria trabalhadores pobres — tiveram os órgãos retirados por uma quadrilha que envolvia quatro médicos, cinco enfermeiras, 20 paramédicos, três hospitais particulares, 10 clínicas de patologia e cinco centros de diagnóstico, segundo o jornal americano ‘The New York Times’.
“Muitos doadores eram trabalhadores por jornada recrutados nas ruas com ofertas de trabalho, levados para uma bem equipada clínica particular e enganados ou forçados sob a mira de uma arma a se submeterem às operações”, informou a publicação, acrescentando que algumas vítimas eram indianos pobres que foram convencidos a vender seus rins, o que é ilegal no país.
Os doadores que vendiam deliberadamente seus órgãos recebiam quantias que variavam de US$ 1 mil a US$ 2,5 mil. Depois de retirados por “caçadores de órgãos” que percorriam algumas das cidades mais pobres da Índia, os rins eram vendidos para indianos ricos ou estrangeiros. Os aliciadores já abordavam o doador em potencial com um carro com equipamentos para exames.
Algumas das vítimas contaram que foram abordadas nas ruas com propostas de trabalho atraentes e, em seguida, levadas para um cativeiro onde tinham o sangue testado periodicamente. “Quando perguntei o porquê de ter sido trancado lá dentro, guardas me bateram e disseram que atirariam em mim se eu fizesse mais perguntas”, disse Naseem Mohammed , 25 anos, que se recupera de operação e é uma das testemunhas do caso. “Não fazia idéia que era possível se vender rins”, diz.
Cinco estrangeiros — três gregos e dois cidadãos americanos nascidos na Índia — foram encontrados numa das clínicas pela polícia, que suspeita que eles eram compradores dos órgãos.
Etiquetas: acho que a reificação do corpo humano é o último limite
quarta-feira, janeiro 30, 2008
"Irmão Lúcia" - Absolutamente irresistível
". Roubado daqui com a devida vénia.Etiquetas: Este gosto deste irmão Lúcia
Tigres à solta em Azambuja
Um já foi capturado e o outro está encurralado. Parece que os tigres se apanham melhor do que os corruptos.Etiquetas: Marinho os teus amigos estão preocupados contigo, mas com esperança
terça-feira, janeiro 29, 2008
domingo, janeiro 27, 2008
Emir Kusturica no Coliseu
Ai, ai , ai - é duro...
É melhor esquecer e assobiar, como quem não quer a coisa!PS- afinal a coisa correu bem.
Etiquetas: eu sei que te vais rir, Maracujá
sexta-feira, janeiro 25, 2008
"It's out of question." Diz Santana Lopes
Etiquetas: Por este Rio acima
quarta-feira, janeiro 23, 2008
Rui Monte Medeiros
O Rui Medeiros, é um jovem de que qualquer mulher gostaria de ser Mãe. Não digo isto por ele ser sobrinho de quem é, mas por ser verdade. Quem o conhece sabe que eu não estou a exagerar. Inteligente, trabalhador, simpático, discreto e lindo!!! Veio de S. Miguel estudar para Lisboa. E, batalhador, lá foi fazendo as disciplinas, ano após ano, com esforço e perseverança. Pertenceu à Tuna, namorou, foi ao cinema, ao futebol, arranjou amigos, passou férias em vários sítios do Continente, mas sem nunca perder o objectivo final: estudar. Agora, com o curso praticamente acabado, falta-lhe apresentar um relatório final, foi chamado por um antigo professor, que nunca o perdeu de vista e que lhe reconhecendo valor, o quer a trabalhar com ele. E lá vai ele, voltar para o lugar onde os Ananases cheiram bem e sabem ainda melhor. Etiquetas: Parabéns Rui, tu mereces
terça-feira, janeiro 22, 2008
Alicates para arrancar os dentes...
Tenho vários amigos médicos e alguns são psiquiatras (dá sempre jeito!). Um dia destes, um deles apareceu cá em casa, com dois alicates na carteira. Tinha sido um doente crónico que lhos oferecera na consulta, para ele arrancar os dentes. Já tinha arrancado os seus, um a um. Agora, levara para o Hospital uma sacada deles, para oferecer dois, a cada membro da equipa, médico, enfermeiro e pessoal auxiliar. Agora digam que não há profissões divertidas!!! Etiquetas: A loucura existe mesmo
segunda-feira, janeiro 21, 2008
sexta-feira, janeiro 18, 2008
quinta-feira, janeiro 17, 2008
Dia de amigas: se fosses minha amiga, de verdade,
não me mandavas estes manjares de que eu gosto tanto! Linguiça do Pico, a melhor do mundo, acho eu, queijo do Pico, bolachas do Faial e caramelos. Fernanda, por tua causa... Etiquetas: não se consegue emagrecer com amigas assim
quarta-feira, janeiro 16, 2008
Orion, a minha constelação favorita
Gosto de constelações. Fascinam-me. Não sei porquê, mas se calhar é porque me dá tranquilidade olhar o céu e vê-las ali, inexoravelmente, no mesmo sítio de sempre, mesmo que tudo se desmorone à minha volta. Observo-as sempre que posso. Claro que só conheço as mais vulgares: Orion, Cassiopeia, Ursa Maior, Ursa Menor, bem, conheço também o Cruzeiro do Sul, que só se observa do hemisfério Sul. Talvez pareça ridículo, mas quando cheguei ao Brasil, foi uma das minhas preocupações, procurar o Cruzeiro do Sul. É maravilhosa, mas a minha favorita é mesmo a Orion. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si e com o mesmo brilho. São as Três Marias e formam o cinturão do caçador, que segundo a lenda, configura a constelação Órion. Elas estão envolvidas por um trapézio formado por quatro estrelas de primeira magnitude.As lendas que lhe estão associadas também são muitas. Na mitologia grega, Órion era então um gigante caçador, filho de Neptuno e favorito de Diana, a deusa da caça, com quem quase se casou. Apolo, irmão de Diana, por sua vez, não gostava da aproximação entre os dois, censurando a irmã várias vezes mas sem grandes resultados. Certo dia Apolo descobriu a maneira de se ver livre dos seus aborrecimentos: viu que Órion andava a vaguear em pleno mar apenas com a cabeça de fora. Então foi ter com Diana, que era exímia caçadora, e desafiou-a a acertar no alvo que se movia ao longe. Impecável na sua pontaria, ela atingiu em cheio o seu amado, cujo corpo já moribundo foi conduzido à praia pelas ondas do mar. Quando descobriu a fatalidade que cometera, Diana, lavada em lágrimas, colocou Órion entre as estrelas: o gigante trajado com um cinto, uma pele de leão, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão e com as Plêiades fugindo do caçador.
Etiquetas: constelações
Lisa Gherardini, mulher do mercador Francesco del Giocondo.
A Universidade de Heidelberg, na Alemanha, anunciou que descobriu a verdadeira identidade da «Monalisa», o retrato mais famoso de Leonardo da Vinci. Um grupo de cientistas assegura que se trata de Lisa Gherardini, mulher do poderoso mercador florentino Francesco del Giocondo.A Universidade anunciou que o mistério foi desfeito há mais de dois anos pelo especialista em manuscritos Armin Schlechter. O especialista baseou-se numa fonte descoberta durante os trabalhos de catalogação do acervo da Universidade de Heidelberg, quando preparava o registo de incunábulos (livros impressos que datam dos primeiros tempos da imprensa, ou seja, até 1500).
Uma edição de Cícero, impressa em 1477, contém uma anotação do funcionário da chancelaria florentina Agostino Vespuci, em que destaca que Da Vinci trabalhava naquele momento na realização de um retrato de Lisa Gherardini. A anotação é datada de 1503.
Etiquetas: a verdade é como o azeite ..
terça-feira, janeiro 15, 2008
Carla Bruni e Sarkozy (3)
Dizem os jornais que terão casado na passada 5ª feira. Oxalá o casamento dure um pouco mais que o noivado!Etiquetas: ver-te e amar-te ...
segunda-feira, janeiro 14, 2008
A minha longa espera na Loja do Cidadão
Em consequência dum problema com o meu cartão da ADSE, fui aconselhada a dirigir-me à Loja do Cidadão, aqui em Coimbra. Quando lá cheguei informaram-me que o meu caso seria tratado no balcão 15. Assim fiz e lá tirei o papelinho da ordem, com o número 523. Verifiquei, horrorizada, que estavam 230 pessoas à minha frente. Quase desesperei, mas aconselhei-me calma e sentei-me munida com um livrinho, decidida a esperar pacientemente. Depois de muitos outros clientes terem desistido da espera e se terem ido embora, rondavam as 18 horas quando chegou, finalmente, a minha vez. Toda contentinha, dirigi-me ao balcão, mas a minha alegria foi de curta duração: a senhora que me atendeu disse-me, com a maior displicência, que o meu caso não era daquele balcão mas no PAM. Quase perdi a paciência, expliquei à senhora que estava à espera desde as 15,30 e que me tinham informado que era ali mesmo, mas ela foi indiferente aos meus argumentos e lá me recambiou para o balcão PAM. Felizmente no referido balcão havia apenas 7 pessoas à minha frente e lá fui informada devidamente do meu caso. Conclusão, 3 horas para tratar dum probleminha de caca, mas já sabe, se tem de fazer qualquer coisa semelhante é melhor levar um livrinho na carteira! Etiquetas: se isto é eficiência ..
sábado, janeiro 12, 2008
A Mamografia
As mulheres, sobretudo a parir duma certa idade, devem obrigar-se a fazer estes exames médicos. Vivem com esta espada de Dâmocles sobre a cabeça, sobretudo as que têm historial de péssimos antecedentes familiares. Claro que vão sempre com o "credo" na boca, como se diz na minha aldeia e então se depois de uma ida ao médico (ginecologista) ele/ela disser: pode não ser nada, mas tens aqui um espessamento que é preciso estudar. É melhor fazer uma mamografia e uma ecografia. Aí, nesse momento, nesse preciso momento, uma nuvem negra cai-lhes em cima da cabeça! Não se dorme mais e logo na manhã seguinte vai-se para o laboratório de imagiologia. Enquanto se espera olha-se de soslaio para a cara das outras mulheres que aguardam ali a realização do exame. Verifica-se que no rosto delas também existe aquela tensão da dúvida, mistura de angústia e de esperança e aguarda-se num tempo pesado, que parece infinito. Depois durante o exame o coração dispara, apesar do aparente controlo e quase se sufoca de receio, esperando que aquele raio x que atravessa a mama, não traga nada alarmante, mas quando o médico diz: está tudo normal, não há nenhuma evolução e
m comparação com o exame anterior. Não vejo nada de preocupante. Podes ir descansada! Então, apesar do dia chuvoso, o sol entra de repente, através das janelas daquele lugar, antes tão soturno. Apetece saltar, beijar o médico, as outras senhoras da sala de espera, as empregadas do consultório, enfim, o mundo inteiro! Vai-se para casa, leve, leve, e, pelo menos, durante mais uma ano, anda-se descansada!Etiquetas: Tenham coragem. Façam os vossos exames
sexta-feira, janeiro 11, 2008
Já leu o "Público" de hoje? (caderno P2?)
Pag. 4/5."Etiquetas: Açorianofilia...
Hillary Rodham Clinton
, votaria Hilary (vá chamem-me feminista que eu gosto!). Outra coisa, tenho uma "inveja danada" a esta jornalista por ela escrever tão bem aquilo que eu também subscrevo...Etiquetas: a hora de Obama chegará também, Oprah
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Coisas que me atormentam mesmo
PS- Afinal mudaram de ideias. Ainda bem:
Etiquetas: reformado sofre ...
terça-feira, janeiro 08, 2008
Carla Bruni e Sarkozy (2)
Olhem (roubado daqui) como um dos meus cartoonistas favoritos vê este romance, na linha dos comentários do Rui Coutinho! Etiquetas: é só inveja ...
segunda-feira, janeiro 07, 2008
Carla Bruni e Sarkozy
Dizem as notícias que Carla Bruni e Sarkozy, se vão casar já em Fevereiro. Eu, que sou uma romântica, acho bem. Também acho bem que a Bruni, já tenha recebido com o pedido de casamento, um anel de diamante cor de rosa, em forma de coração. Haverá coisa mais romântica? Mas romantismo à parte, porque esta pequena que já namorou com vários notáveis, tais como Eric Clapton e Mick Jagger, e com o magnata Donald Trump, e actores como Kevin Costner e Vincent Perez, não é parva nenhuma. Ela sabe bem que os diamantes é que são eternos e o amor, bem, esse, só é eterno enquanto dura! Etiquetas: do anel não tenho inveja nenhuma, mas já da viagem a Petra...
domingo, janeiro 06, 2008
Morreu o escritor Luiz Pacheco
A morte calou aos 82 anos a rebeldia indomável deste escritor e crítico literário.
sábado, janeiro 05, 2008
sexta-feira, janeiro 04, 2008
"Imitação de Vida"
"Imitação da Vida", que tem cerca de cinquenta nos mas que se vê com muito prazer, foi o último melodrama de sucesso de Douglas Sirk. Lana Turner, a grande estrela de Hollywood da altura, interpreta o papel de Lora Meredith, uma actriz bem sucedida. Annie Johnson (Juanita Moore) é a empregada negra que vai viver para casa da actriz. Com o passar dos anos, as duas mulheres acabam por partilhar as vidas e os problemas das respectivas filhas. Susan Kohner (no papel de Sarah Jane, a filha de Annie Johnson) e Juanita Moore foram nomeadas para o Óscar de melhor actriz secundária em 1960. Susan Kohner ganhou o Globo de Ouro desse ano na categoria de melhor actriz secundária.quarta-feira, janeiro 02, 2008
2008- começo e recomeço
No começo de cada ano há sempre uns laivos de esperança de que tudo vai mudar e de que tudo o que está mal vai melhorar. O pior é que o início de cada ano não é o recomeço da vida. Mas, apesar disso, há que procurar o sentido das coisas, mesmo nas alturas em que tudo o que fazia sentido deixou de fazer. Etiquetas: Imagens da Acrópole de Atenas







