quinta-feira, janeiro 31, 2008
Ladrões de Rins na India
NOVA DÉLI - Um esquema de tráfico em massa de rins foi descoberto semana passada na Índia e chocou o mundo. Em nove anos, cerca de 500 indianos — a maioria trabalhadores pobres — tiveram os órgãos retirados por uma quadrilha que envolvia quatro médicos, cinco enfermeiras, 20 paramédicos, três hospitais particulares, 10 clínicas de patologia e cinco centros de diagnóstico, segundo o jornal americano ‘The New York Times’.
“Muitos doadores eram trabalhadores por jornada recrutados nas ruas com ofertas de trabalho, levados para uma bem equipada clínica particular e enganados ou forçados sob a mira de uma arma a se submeterem às operações”, informou a publicação, acrescentando que algumas vítimas eram indianos pobres que foram convencidos a vender seus rins, o que é ilegal no país.
Os doadores que vendiam deliberadamente seus órgãos recebiam quantias que variavam de US$ 1 mil a US$ 2,5 mil. Depois de retirados por “caçadores de órgãos” que percorriam algumas das cidades mais pobres da Índia, os rins eram vendidos para indianos ricos ou estrangeiros. Os aliciadores já abordavam o doador em potencial com um carro com equipamentos para exames.
Algumas das vítimas contaram que foram abordadas nas ruas com propostas de trabalho atraentes e, em seguida, levadas para um cativeiro onde tinham o sangue testado periodicamente. “Quando perguntei o porquê de ter sido trancado lá dentro, guardas me bateram e disseram que atirariam em mim se eu fizesse mais perguntas”, disse Naseem Mohammed , 25 anos, que se recupera de operação e é uma das testemunhas do caso. “Não fazia idéia que era possível se vender rins”, diz.
Cinco estrangeiros — três gregos e dois cidadãos americanos nascidos na Índia — foram encontrados numa das clínicas pela polícia, que suspeita que eles eram compradores dos órgãos.
Etiquetas: acho que a reificação do corpo humano é o último limite
quarta-feira, janeiro 30, 2008
"Irmão Lúcia" - Absolutamente irresistível
Etiquetas: Este gosto deste irmão Lúcia
Tigres à solta em Azambuja
Etiquetas: Marinho os teus amigos estão preocupados contigo, mas com esperança
terça-feira, janeiro 29, 2008
domingo, janeiro 27, 2008
Emir Kusturica no Coliseu
Ai, ai , ai - é duro...
PS- afinal a coisa correu bem.
Etiquetas: eu sei que te vais rir, Maracujá
sexta-feira, janeiro 25, 2008
"It's out of question." Diz Santana Lopes
Etiquetas: Por este Rio acima
quarta-feira, janeiro 23, 2008
Rui Monte Medeiros
Etiquetas: Parabéns Rui, tu mereces
terça-feira, janeiro 22, 2008
Alicates para arrancar os dentes...
Etiquetas: A loucura existe mesmo
segunda-feira, janeiro 21, 2008
sexta-feira, janeiro 18, 2008
quinta-feira, janeiro 17, 2008
Dia de amigas: se fosses minha amiga, de verdade,
Etiquetas: não se consegue emagrecer com amigas assim
quarta-feira, janeiro 16, 2008
Orion, a minha constelação favorita
As lendas que lhe estão associadas também são muitas. Na mitologia grega, Órion era então um gigante caçador, filho de Neptuno e favorito de Diana, a deusa da caça, com quem quase se casou. Apolo, irmão de Diana, por sua vez, não gostava da aproximação entre os dois, censurando a irmã várias vezes mas sem grandes resultados. Certo dia Apolo descobriu a maneira de se ver livre dos seus aborrecimentos: viu que Órion andava a vaguear em pleno mar apenas com a cabeça de fora. Então foi ter com Diana, que era exímia caçadora, e desafiou-a a acertar no alvo que se movia ao longe. Impecável na sua pontaria, ela atingiu em cheio o seu amado, cujo corpo já moribundo foi conduzido à praia pelas ondas do mar. Quando descobriu a fatalidade que cometera, Diana, lavada em lágrimas, colocou Órion entre as estrelas: o gigante trajado com um cinto, uma pele de leão, armado de uma espada e de sua clava, acompanhado por Sírius, seu cão e com as Plêiades fugindo do caçador.
Etiquetas: constelações
Lisa Gherardini, mulher do mercador Francesco del Giocondo.
A Universidade anunciou que o mistério foi desfeito há mais de dois anos pelo especialista em manuscritos Armin Schlechter. O especialista baseou-se numa fonte descoberta durante os trabalhos de catalogação do acervo da Universidade de Heidelberg, quando preparava o registo de incunábulos (livros impressos que datam dos primeiros tempos da imprensa, ou seja, até 1500).
Uma edição de Cícero, impressa em 1477, contém uma anotação do funcionário da chancelaria florentina Agostino Vespuci, em que destaca que Da Vinci trabalhava naquele momento na realização de um retrato de Lisa Gherardini. A anotação é datada de 1503.
Etiquetas: a verdade é como o azeite ..
terça-feira, janeiro 15, 2008
Carla Bruni e Sarkozy (3)
Etiquetas: ver-te e amar-te ...
segunda-feira, janeiro 14, 2008
A minha longa espera na Loja do Cidadão
Etiquetas: se isto é eficiência ..
sábado, janeiro 12, 2008
A Mamografia
Etiquetas: Tenham coragem. Façam os vossos exames
sexta-feira, janeiro 11, 2008
Já leu o "Público" de hoje? (caderno P2?)
Etiquetas: Açorianofilia...
Hillary Rodham Clinton
Etiquetas: a hora de Obama chegará também, Oprah
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Coisas que me atormentam mesmo
PS- Afinal mudaram de ideias. Ainda bem:
Etiquetas: reformado sofre ...
terça-feira, janeiro 08, 2008
Carla Bruni e Sarkozy (2)
Etiquetas: é só inveja ...
segunda-feira, janeiro 07, 2008
Carla Bruni e Sarkozy
Etiquetas: do anel não tenho inveja nenhuma, mas já da viagem a Petra...
domingo, janeiro 06, 2008
Morreu o escritor Luiz Pacheco
sábado, janeiro 05, 2008
sexta-feira, janeiro 04, 2008
"Imitação de Vida"
quarta-feira, janeiro 02, 2008
2008- começo e recomeço
Etiquetas: Imagens da Acrópole de Atenas