quarta-feira, fevereiro 28, 2007
segunda-feira, fevereiro 26, 2007
Iam chá
A Connie levou-me às "Portas do Sol" para um iam chá, que consiste em comer diversas iguarias acompanhadas de chá. Foi assim pude conhecer a delicadeza e o requinte da comida tradicional Cantonense. Ensinou-me também, como se agradece o chá, na forma tradicional chinesa, batendo suavemente com os nós dos dedos indicador e médio, em cima da mesa, junto à chávena.
Flor de Lótus
Disseram-me que é uma Flor de Lótus. É a primeira que vejo, ofereço-a aos meus amigos.
domingo, fevereiro 25, 2007
Wat Mahathat - Ayuttaya
Wat Mahathat começou a ser construída em 1374. Posteriormente foi destruída e o templo incendiado.
Esta é sem dúvida uma das imagem mais interessantes e misteriosas do local: a cabeça de um Buda que aparece no tronco duma frondosa árvore e que, para os crentes, confere ao local uma espiritualidade do tipo Panteista, muito especial. Há várias hipóteses para explicar este fenómeno: quando a cidade e o templo foram destruídos e saqueados, esta cabeça por ser demasiado pesada terá sido abandonada, ou então, o hipotético ladrão, a terá escondido entre os arbustos. Sabe-se que o templo e a cidade foram mais ou menos esquecidos durante cem anos. E, como sempre, a Natureza ocupou o lugar que lhe pertencia - ás árvores cresceram e o resultado é este!
sábado, fevereiro 24, 2007
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
Ayutthaya- antigo reino do Sião (Phra Nakhon Si Ayutthaya)
Foi a capital da província de Ayutthayana Tailândia. Fundada em 1350 e conhecida como Reino de Ayutthaya ou Siam.
Em 1767, a cidade foi destruída pelo exército birmanês. Ainda hoje é um dos temas preferidos dos guias, o facto de ter sido fácil, para os Birmaneses, levar a cabeça de quase todas as estátuas dos Budas, dado que foram esculpidas em três partes distintas.
As ruínas da antiga cidade hoje fazem parte da Cidade Histórica de Ayutthaya, que é reconhecida pela Unesco como Património da Humanidade. A cidade está localizada no encontro dos rios Chao Phraya, Lopburi e Pa Sak e a cidade antiga sobre uma península formada por uma curva do rio Chao Phraya. No século XVII tornou-se um importante porto internacional com uma atividade comercial notável que pasava por transacionar madeira de teca, sândalo, açúcar, couros, marfim, peles, sedas e produtos do artesanato local.
É a partir de 1520 que os portugueses conseguem chegar ao mítico Sião e começam a instalar-se numa larga parcela de terreno, oferecida pelo Rei Tibodi II, junto a margem do Rio Chao Prya. À sua volta foi construído um canal que serve para a movimentação da comunidade e a deslocação dos marinheiros e comerciantes portugueses para o palácio real, onde terão sido destacados como guardas. O Bangue Portuguet (Ilha dos Portugueses) vai aumentando, pouco a pouco, a sua população.
quinta-feira, fevereiro 22, 2007
A tradição e a contradição
Na Tailândia e nomeadamente em Bangkok, ao contrário do que se poderia supor, existe uma sociedade muito conservadora e tradicionalista, cheia de tabús e interditos. Em alguns Hotéis, há recomendações e normas de procedimentos, a que se pode chamar, no mínimo, desusados entre nós, ocidentais. Recomendam, por exemplo, que apontar é considerado como uma grosseria e as manifestações públicas de namoro, são vistas como, praticamente, indecentes! Em alguns monumentos não se pode entrar de calções e muito menos sem mangas, e isto quer para homens quer para mulheres. Contudo, contudo, pode-se ir muito descansado por uma rua qualquer e aparecer-lhe, um indivíduo (vamos chamar-lhe assim), que tira do bolso um cartaz plastificado, com fotos de homens e meninos de todas as idades e lhos oferece, e se você recuar horrorizada, ele pede-lhe mais um momento e do outro bolso, saca outro semelhante, mas agora, de mulheres e meninas!
À parte isto, as pessoas em geral, são amáveis, cultivam um sorriso, a que eu chamo, técnico, a comida é boa e barata (eu gostei), as praias são de águas calmas e quentes e as massagens (ai as massagens!) são excelentes. É uma experiência que recomendo vivamente: durante uma hora, e por poucos Bahts, tem-se a sensação que nos separam os ossos todos, um a um! Magnífica! A minha velha coluna adorou! Saiu de lá como se fosse nova! eh! eh! eh!
PS - Aquela viagem de táxi foi demasiado traumatizante para falar dela, pelo menos para já... Parece que na Tailândia a distância mais curta entre dois pontos implica ir ver a Moscovo se está a chover e ao Brasil se há carnaval. Claro que fica em caminho passar por Roma e ver o Papa!
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
Proverbios Tailandeses (adaptados)
O Homem a quem a dor nao educou sera sempre uma crianca!
Se dizem mal de ti com fundamento, corrige-te, senao ri-te!
(Sem acentos, nem cedilhas! Nao me entendo com este teclado)
Peco desculpa ao PlanetaAcores, mas estou sem capacidade de resolver o problema. Ja tentei, mas nao consegui, logo que regresse tirarei essa coisa!
Se dizem mal de ti com fundamento, corrige-te, senao ri-te!
(Sem acentos, nem cedilhas! Nao me entendo com este teclado)
Peco desculpa ao PlanetaAcores, mas estou sem capacidade de resolver o problema. Ja tentei, mas nao consegui, logo que regresse tirarei essa coisa!
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
terça-feira, fevereiro 13, 2007
O romantismo
mantém-se (ele há gente que o tem crónico), mas, e isso é que dói, ganha-se na mesma reumatismo!!!
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
domingo, fevereiro 11, 2007
sábado, fevereiro 10, 2007
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
Provérbio Chinês (2)
 
天下乌鸦一样黑 (pinyin: tian1 xia4 wu1 ya1 yi2 yang4 hei1)
Literalmente: Todos os urubus do mundo são pretos.
Significados: Há várias interpretações possíveis:
Uma interpretação natural: Algumas regras são naturais no Universo, no entanto outras são inflexíveis, quando você desejar mudá-las. (a minha preferida)
Uma interpretação estereotípica: alguma coisa ou alguém (ruim) não é diferente de todos os outros. (e.g., Todos oficiais de governo são corruptos, todos advogados são cobras, etc.)
Daqui
Foto- LM
天下乌鸦一样黑 (pinyin: tian1 xia4 wu1 ya1 yi2 yang4 hei1)
Literalmente: Todos os urubus do mundo são pretos.
Significados: Há várias interpretações possíveis:
Uma interpretação natural: Algumas regras são naturais no Universo, no entanto outras são inflexíveis, quando você desejar mudá-las. (a minha preferida)
Uma interpretação estereotípica: alguma coisa ou alguém (ruim) não é diferente de todos os outros. (e.g., Todos oficiais de governo são corruptos, todos advogados são cobras, etc.)
Daqui
Foto- LM
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
terça-feira, fevereiro 06, 2007
"In the mood for love" de Wong Kar-wai
Um dia tenho que ir a Hong Kong! Quero conhecer Wong Kar-wai, e perguntar como é que se consegue fazer um filme assim? Gostava que ele me ensinasse a colocar os meus segredos, num buraco oco duma árvore e a viver aquela paixão intensa, apesar de não consumada, de forma tão ética, mesmo depois da traição e do abandono dos respectivos cônjuges! E depois, aquela música passional, de que não nos cansamos nunca, mas que entra em nós, obsessivamente e, de certa maneira, nos angustia. Sem falar nas maravilhosas melodias do Nat King Cole! Belo, belo, até dizer chega!
"In the mood for love" (traduzido para "Disponível para amar"), é mais do que um filme da minha vida, que já vi algumas dez vezes. É, definitivamente, uma paixão minha!
Veja aqui a sinopse
Aprenda mais coisas sobre o filme
PS- Todos os filmes colocados aqui, são do http://www.youtube.com/.
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
Portugueses temem mais o desemprego
Ao ler esta notícia, sobre a gripe das aves, que vem afectar o trabalho dum grupo de Portugueses na quinta em Holton, Inglaterra e que se mostram mais preocupados com a hipótese da perda do trabalho do que com a doença, pensei como tudo é relativo neste mundo! Depois recordei-me que, quando eu era miúda, lá na minha aldeia, uma garota bastante pobre, ao ser mordida por um cão, chorava de forma inconsolável. Quando lhe perguntaram se estava ferida ela disse que sim, mas que era pouco, o pior era ter rasgado a saia, porque não tinha outra!
Afinal, eu envelheci, mas neste meu País, pouco mudou...
Afinal, eu envelheci, mas neste meu País, pouco mudou...
Mulheres, assim, vão fazer "serviço comunitário", ai vão vão!
vocês estão dispostas a ficar aí sentadinhas, e não ir votar, e deixar que estes senhores, decidam das vossas/nossas vidas, e prometam condenar-vos, entre outras coisas, a fazer "serviço comunitário"? Tenham dó!
domingo, fevereiro 04, 2007
Rabo de Peixe - coisas que me ficam no ouvido!
PS - Ainda não sei muito bem inserir esta coisa, mas o meu primeiro video tinha que ser qualquer coisa como esta! Deliciem-se!
sábado, fevereiro 03, 2007
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Truman Capote - A sangue frio
por causa deste livro, que só agora, para vergonha minha, consegui ler, lembrei-me desta velha piada: em Hollywood, duas cabras depois de roerem a película dum filme, viraram-se uma para a outra e disseram, eu gostei mais do livro! Tal como as cabras, depois de, com diferença de meses, ver dois magníficos filmes sobre este leste assunto, digo que o livro é absolutamente imperdível! Obrigatório ler!
Bragapaques em Coimbra
Lisboetas, não estais sozinhos! Afinal também temos o nosso Bragaparques! E ainda dizem que na Província não acontece nada!
Hoje deu-me para a melancolia
Deve ser deste tempinho meio embrulhado e do frio, mas tenho saudades deste espaço, de olhar o mundo através desta janela, de "ouvir" daqui, o silêncio, e às vezes, o mar, das chuvadas, sim, absolutas, como se o céu desabasse sobre as nossas cabeças, e daquela neblina tão densa, e do sol quente, pelando... mas vou voltar!
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Dia das Amigas
Dia dos amigos
"Dia que se celebra nos Açores numa quinta-feira, três semanas antes do Carnaval, tradição já muito antiga entre a gente das ilhas. É celebrado de modo diferente nas várias ilhas, mas sempre com um fundo comum, o convívio entre amigos. Antigamente as quintas-feiras que antecediam o Carnaval eram dedicadas aos serões, onde se recitavam poesias de louvor à amizade e se degustavam as bebidas e os doces típicos de cada ilha, desde as famosas malassadas de S. Miguel aos coscorões da Terceira, do vinho abafado desta ilha à angelica do Faial. Nesse tempo, nas três cidades do país havia os assaltos, convívios entre os jovens (ver Assalto). Actualmente, é costume os amigos juntarem-se em grupo para jantar e conviver e é frequente a saudação dos que estão longe com mensagens de amizade através dos telefones portáteis".
PS- Este texto foi-me enviado por e-amail por João Soares Barcelos, coloco-o aqui, com a devida vénia, porque hoje recebi várias mensagens das minhas amigas dos Açores. Obrigada a todas, queridas!
Goulash (sopa tradicional da Hungria)
Hoje (como habitualmente), estou sem inspiração nenhuma e como gosto de comidinhas boas e quentes, recomendo esta sopa: é uma óptima e nutritiva sopa, boa para ultrapassar as agruras do Inverno e do frio Magiar. É parecida com a nossa jardineira, com a diferença de levar "imensa páprika picante". Aconselho, também, o delicioso vinho branco . Sabia que na Hungria há 5 regiões demarcadas de vinhos?
Pode fazer com esta receita.
Pode fazer com esta receita.
PS- eu sei que este post vai fazer as delícias daquele anónimo que me visita, mas a verdade é que eu também não quero que ele fique sem argumentos para os "elogios habituais!!!